Geração de energia solar alcança marca histórica de 1 TW

Geração de energia solar alcança marca histórica de 1 TW

A energia solar, a cada ano que passa, torna-se mais utilizada em todo o mundo e um recente estudo feito pela Global Market Outlook For Solar Power 2022-26 mostrou números incríveis.

O relatório global produzido pela Solar Power foi lançado em maio de 2022, na Alemanha, e mostrou que a energia solar, recentemente, ultrapassou a histórica marca de 1 TW de potência já instalada no mundo inteiro.

Ainda de acordo com essa pesquisa, é o Brasil o país líder na implementação desse tipo de fonte energética em toda a América Latina.

Mais do que isso, o país deverá tornar-se um dos mercados principais no mundo ao longo dos próximos anos, a previsão é de que ele atinja até 54 GW de capacidade total até o ano de 2026.

Atualmente, o Brasil disponibiliza em sua matriz de geração de energia solar 15,3 GW, o que já são números bastante expressivos.

 

A energia solar alcançou 1 TW no mundo

A marca histórica que a energia solar bateu recentemente, alcançando 1 TW de capacidade instalada em todo o mundo, revela que existe uma enorme performance da energia renovável ao longo das últimas duas décadas.

Para se ter uma ideia, até 2002 a quantidade de energia desse tipo não alcançava mais do que 2 GW globais, sendo que entre 2002 e 2018 o aumento foi de 2 GW para 500 GW.

Ainda considerando esses números, dentro de 3 a 4 anos houve um aumento no volume, que dobrou de 500 GW para 1 TW.

Apenas no ano de 2021, considerando que ainda houve muitos impactos da pandemia, no mundo inteiro foi instalado mais do que 200 GW de energia renovável solar no mundo.

Com esse desempenho, a energia solar é o 2º tipo de energia renovável mais comum usado no mundo, ficando atrás apenas da energia hídrica.

 

Por que investir na energia solar?

O uso da energia solar, dia após dia, tem ficado cada vez maior e mais comum, e muitas pessoas pensam em fazer a instalação dos sistemas em suas residências.

Por isso, conhecer quais são as vantagens do uso desse tipo de energia é essencial, e os benefícios são em relação tanto à economia quanto também com relação à sustentabilidade.

As empresas investem cada vez mais na energia solar com o intuito de ajudar na preservação do meio ambiente, evitando assim o uso das fontes energéticas como eletricidade, que geram também altos custos.

Quanto mais o uso da energia produzida pelo sol fica popular, menores são os preços a serem pagos pelo sistema, além do que o investimento se paga dentro de poucos anos.

Com um sistema em sua casa ou empresa, a conta de luz irá ser reduzida em até 95%, o que é excelente para qualquer empreendedor ou qualquer pessoa que queira ter menos gastos no lar com a eletricidade.

A certeza de evitar o uso de gás e de, futuramente, outros tipos de fontes energéticas que trazem problemas ao planeta, optando pela solar que é limpa e renovável, faz com que valha muito a pena o investimento.

 

Conclusão

Como você viu, a energia solar alcançou uma marca histórica de 1 TW instalada em todo o mundo, algo que é bastante significativo para o objetivo de aumentar a sustentabilidade no planeta.

Neste texto, você conheceu mais sobre como é importante para o Brasil essa marca, visto que é um dos geradores principais dessa energia na América Latina e tende a tornar-se um dos mais importantes no mundo em breve.

Gostou do artigo de hoje sobre geração de energia solar alcança marca histórica de 1 TW?

 

Compartilhe esta postagem