O tempo está esgotando! Garanta 23 anos de isenção de taxas da Instalação de Energia Solar!
O número de pessoas que busca pela instalação de energia solar em seus imóveis residenciais ou comerciais, ou em indústrias, cresce cada vez mais.
Elas percebem como a energia solar é o futuro para a sustentabilidade do planeta e a melhor forma de economizar na conta de luz.
Quem comprar um sistema e fizer a instalação de energia solar nos próximos meses irá garantir uma isenção de taxas que ajudará a reduzir muito os custos totais.
O tempo está esgotando e aqui vamos falar mais sobre essa isenção que você deve buscar hoje mesmo!
Garanta já a isenção de taxas antes que o tempo acabe!
Faltam apenas alguns meses para se encerrar o prazo para isenção na taxa de distribuição da energia solar no Brasil.
O tempo se esgotando e a possibilidade de não ter que arcar com esse custo fez o setor presenciar uma verdadeira corrida de empresas e pessoas físicas para validar e realizar a instalação de energia solar nos últimos meses.
E por que as pessoas estão tendo direito a essa isenção de taxa?
A isenção acontece por conta do Marco Legal da Geração Distribuída, que foi sancionada no ano de 2022.
Este marco estabeleceu algumas regras para que as pessoas possam produzir a sua própria energia, sendo o caso da energia solar fotovoltaica.
O texto do marco garantiu a quem fizer a instalação do projeto de energia solar até 6 de janeiro do próximo à isenção dos encargos por 23 anos!
Portanto, você que deseja contar com mais de 20 anos de isenção de taxas deve fazer o pedido e o procedimento de instalação de energia até esta data limite.
Após esse período, todos que fizerem a instalação de um sistema de energia solar precisarão fazer o pagamento de um pedágio por toda a energia que for colocada diretamente na rede.
O aumento no número de geração distribuída
A geração distribuída trata-se de um modelo para produção da própria energia elétrica através de pequenas usinas geradoras.
As estruturas que produzem energia podem ficar no local onde é feito o consumo dela ou ainda bem próximo dele.
O funcionamento destas pequenas usinas que geram energia elétrica se dá por meio das fontes de energia renováveis, como a energia solar.
Toda a energia elétrica que é produzida por meio deste modelo serve para abastecer diretamente a unidade consumidora e o que é gerado em excedente é colocado em uma rede de distribuição pertencente a uma concessionária.
A autorização para esse modelo de produção de energia existe desde 2012 por meio de uma resolução da própria Aneel.
Nos 10 anos seguintes, desde então, esse tipo de sistema só aumentou no Brasil e o mercado legal que se fazia necessário para estruturar este segmento finalmente surgiu.
Desde que ele foi aprovado, o aumento das gerações distribuidoras foi enorme e o desejo de conseguir a isenção das taxas fez essa “corrida” acelerar.
Conclusão
Como foi visto aqui, quem quer fazer a instalação de um modelo de produção de energia por meio da geração distribuidora tem até 6 de janeiro de 2023 para conseguir a isenção das taxas de pedágio cobradas.
Neste texto, mostramos um pouco mais sobre como esta isenção foi definida através de um marco legal que estruturou de vez o segmento de geração distribuída no Brasil.
É importante que você corra de verdade para garantir a isenção e evitar pagar taxas por 23 anos!
Gostou do artigo de hoje sobre como está acabando o tempo para garantir duas décadas de isenção nas taxas de instalação da energia solar?
Aproveite e siga a AJ SOLAR nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e Linkedin